Local:

Praia de Santa Cruz

Clipping:

 
RIP CURL PRO 2010
Liga ProSurf com vencedores
 
No segundo dia de provas do Santa Cruz Ocean Spirit já temos vencedores! Depois de uma noite de sábado muito animada, com os Emilbus e os DJ’s Jackspot e Diego Miranda a levarem ao rubro as mais de 3000 pessoas presentes, a Praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, acolheu hoje as fases finais do Rip Curl Pro (terceira etapa da Liga ProSurf 2010)

Nos primeiros lugares da prova de surf subiram ao lugar mais alto do pódio Carina Duarte, na prova feminina e Eric Rebiere, na prova masculina. Para a atleta vencedora – e campeã nacional Pro Junior – a final não podia ter corrido melhor. “Correu bem melhor do que nas meias-finais, pois não estava tão nervosa e escolhi bem as ondas. Estava mais inspirada, só a divertir-me e por isso correu bem”, disse após o heat final.

Carina, da Ericeira, que foi a campeã nacional de surf feminino mais jovem de sempre, há dois anos, então com 14, deixou a sua conterrânea Ana Sarmento no segundo lugar, Filipa Prudêncio, aqui regressada às finais, no terceiro posto e Maria Abecassis no quarto lugar, embora na sua terceira final consecutiva na Liga ProSurf.
Essa regularidade coloca Maria actualmente na segunda posição do ranking nacional feminino, agora com Carina Duarte na liderança e Ana Sarmento no terceiro lugar. Três atletas menores de 18 anos nos três primeiros lugares do ranking nacional… renovação é a palavra de ordem este ano!
 
Já o wildcard desta prova Eric Rebiere, que passou os quase 30 minutos da eliminatória final em segundo lugar, num heat liderado desde o início por Justin Mujica, conseguiu ultrapassar o luso-venezuelano com uma última onda e assim sagrar-se campeão da terceira etapa da Liga ProSurf com uma pontuação final de 16,83 pontos em 20 possíveis.
Aliás, foram os dois atletas que alcançaram as duas melhores ondas da prova na final, com 9 pontos para Justin e 9,33 para Eric, bem como as duas melhores pontuações, no mesmo heat. No final da prova, o franco-brasileiro residente em Caminha confessou que no primeiro dia estava muito cansado (tem uma filha recém-nascida) mas foi recuperando ao longo dos heats. “Sentia isso a cada bateria. Na última lá me senti melhor. Aquela última onda encaixou direito, era o tudo ou nada e deu certo. Estou muito contente”, salientou Eric Rebiere.
O segundo classificado, Justin Mujica, confessou que no início do heat estava mais preocupado com os jovens adversários Filipe Jervis (3º) e Nicolau Von Rupp (4º), e acabou por comentar a onda que lhe trouxe a derrota. “Há critérios diferentes lamentavelmente… são pequenos pormenores que muitas vezes fazem a diferença, mas não vou criticar ninguém, foi merecido para o Eric”, afirmou.
Jervis (na sua segunda final da Liga ProSurf este ano) e Nicolau representaram muito bem o ataque da geração júnior aos lugares cimeiros do surf nacional, bem demonstrado ainda pela presença de António Ribeiro, Ivo Cação e Miguel Mouzinho nas meias-finais, a par do local Francisco Cruz, que igualou em casa o seu melhor resultado de sempre numa etapa da Liga ProSurf.
As maiores surpresas surgiram nos quartos-de-final, com as eliminações de João Guedes e Alexandre Ferreira, respectivamente campeão e vice-campeão nacional em título, bem como de Frederico Morais, líder do ranking, que mantém a posição, com Guedes no segundo lugar e agora Jervis muito próximo, em terceiro. O veterano João Antunes é agora quarto no ranking nacional e Justin Mujica subiu para quinto.
 
Marcelo Martins, da organização, fez um balanço muito positivo dos dois primeiros dias do evento. “Correu bastante bem, houve sempre boas ondas e tivemos a presença dos melhores surfistas nacionais”, disse. Quanto aos vencedores, foram surpresas? “É sempre difícil prever vencedores, todos os atletas têm muito bom nível, qualquer um deles pode chegar à final e ganhar. Este campeonato é bastante competitivo”, acrescentou.
Facebook Twitter Google+ Pinterest Email Addthis

Outros Programas


Notice: Undefined variable: service_type in /home/ondapura/public_html/wp-content/themes/ondapura/single-event.php on line 89